Como ser quem sou?


Como ser quem sou?

Um dos grandes desafios para o nosso desenvolvimento pessoal é nos tornar quem somos. Mas como fazemos para nos tornar quem somos?

Aprendemos desde cedo a agir de acordo com valores que são transmitidos por nossos pais, familiares, escola, mídia e sociedade.

Muitas vezes agradamos os outros para nos sentirmos aceitos, dando maior importância a eles do que a nós mesmos. Em certo ponto nos sentimos dependentes deles para guiar e auxiliar nossas escolhas.

Conforme amadurecemos, vamos percebendo que nossas experiências de vida são fontes de sabedoria. e passamos a utilizá-las para avaliar nossas escolhas e as possíveis consequências delas.

Compreendemos que cada decisão implica em uma ou mais renúncias, que podemos nos decepcionar, e se o resultado não for o esperado podemos tentar outras possibilidades.

Quando dedicamos nossa atenção para o que estamos sentindo, percebemos melhor o que nos faz bem e do que não nos faz bem. Nos mostramos autênticos quando nossas ações resultam do equilíbrio entre o que sentimos e o que pensamos.

Passamos a dar maior importância a nós mesmos e aos que valorizamos, entendendo que os outros possuem outros valores e maneiras de encarar a vida.

Aprendemos que não precisamos ser o que os outros esperam de nós, e nem eles precisam ser o que esperamos, apreciamos os outros pelo que são, e a nós mesmos pelo que somos.

Aos poucos vamos deixando de lado o “eu devo fazer” para o “eu quero fazer”, escolhemos o que nos faz sentido e não o que alguém ou um grupo de pessoas espera de nós.

Nos abrimos para novas e diferentes experiências, tanto externas quanto internas, potencializando nossa vida e reconhecendo nossas frustrações como possibilidades de superar a nós mesmos e ir além.

Bruno Carrasco

Bruno Carrasco

Psicoterapeuta que valoriza cada pessoa em seu modo de ser singular, promovendo seu autoconhecimento e sua autonomia para lidar com as dificuldades que atravessa, ampliando suas possibilidades de ser e de escolher sua vida. >Mais
Bruno Carrasco

Últimos posts por Bruno Carrasco (exibir todos)