O que é o equilíbrio emocional?


Equilíbrio psíquico

A sensação de equilíbrio emocional não é um estado a ser alcançado, onde devemos cumprir uma meta para atingir, mas um caminho a ser trilhado no encontro com o que nos faz sentir em equilíbrio com nós mesmos.

Cada pessoa desenvolve em sua história de vida seus valores, gostos e desgostos, em sua relação com as pessoas que convive e com os espaços em que transita. Nem sempre nos sentimos equilibrados, pois aprendemos valores e modos de ser que se conflituam com o que sentimos e queremos.

Alcançar o equilíbrio emocional consiste inicialmente em identificar o que nos faz sentir equilibrado e alinhado com o que somos e com o que queremos. É uma caminhada particular orientada pelo que nos faz sentido, partindo da observação atenta de nós mesmos, escutando a voz de seu silêncio, de como sentimos.

Nessa busca de compreender a nós mesmos é importante lembrar que nem sempre o que sentimos num momento é o mesmo que vivenciamos, há momentos em que criamos defesas para situações que desgostamos, seja para evitar, fugir, negar ou racionalizar.

Nem sempre somos sinceros com nós mesmos. Para ir de encontro com o que somos é preciso olhar para além do observado e atentar para os nossos sentimentos.

Quando percebemos o que nos faz sentido, buscamos caminhos para ir de encontro. Não há como nos aproximar de nós mesmos tentando seguir modelos ou receitas de como ser, mas somente nos alinhando com o que somos, encontrando o nosso equilíbrio singular.

A vida é um processo constante de se equilibrar consigo mesmo, com nosso modo de ser original, com as pessoas que convivemos e com nosso entorno.

Descobri que sou mais eficaz quando posso ouvir a mim mesmo aceitando-me, e quando posso ser eu mesmo.”
(Carl Rogers)

Bruno Carrasco

Bruno Carrasco

Psicoterapeuta que valoriza cada pessoa em seu modo de ser singular, promovendo seu autoconhecimento e sua autonomia para lidar com as dificuldades que atravessa, ampliando suas possibilidades de ser e de escolher sua vida. >Mais
Bruno Carrasco

Últimos posts por Bruno Carrasco (exibir todos)