O que é a felicidade para você?


O que é a felicidade para você?

Vivemos numa época onde a felicidade é praticamente uma obrigação, todos “temos” de parecer felizes, independente de como nos sentimos, vemos isso em filmes, revistas, livros e em manuais sobre como viver feliz.

A felicidade é “vendida” em filmes, seriados, viagens, remédios, restaurantes… Há uma porção de produtos e serviços que se mostram como soluções para nossos problemas, porém quanto mais buscamos a felicidade em fórmulas prontas, mais nos distanciamos do que realmente nos faz sentir feliz, pois tentamos nos ajustar aos modelos externos de felicidade.

Esses modelos prontos de felicidade podem nos proporcionar uma sensação de contentamento temporário, porém nem sempre se afinam com o que realmente buscamos. Trata-se de uma concepção generalista, como se a felicidade fosse igual para todos, enquanto cada um de nós é um ser único e singular, com desejos e necessidades diferentes.

Se para um a felicidade é ter o carro novo, para outro pode ser uma viagem nas férias ou simplesmente um lanche e uma limonada. O que é felicidade para uma pessoa pode não ser para outra. A felicidade de cada um está relacionada com situações, fatos e momentos em que se sente realmente bem e feliz.

A concepção de felicidade que nos é transmitida pelos meios de comunicação de massa está geralmente associada como consequência de adquirir bens, porém a nossa sensação de felicidade independe de ter coisas materiais, a felicidade é um sentimento e não um objeto para ser comprado.

Quando adquirimos algo, podemos até nos sentir um contentamento momentâneo, porém esse objeto dificilmente nos torna felizes, pois é impossível estar todo o tempo feliz. Em nossa vida passamos por momentos felizes, mas também por dificuldades.

Estar no mundo e conviver com outras pessoas implica em alegria, momentos felizes, mas também em conflito e dificuldades. Não há como viver em permanente felicidade.

Para viver momentos de felicidade é preciso perceber seus sentimentos, quais os momentos que se sente feliz em suas experiências? Perceber os detalhes e nos lançar para a vida, correr riscos, experimentar situações e viver a vida em sua plenitude!

Todo mundo gostaria de se mudar para.um lugar mágico. Mas são poucos os que têm a coragem de tentar.”
(Rubem Alves)

Bruno Carrasco

Bruno Carrasco

Psicoterapeuta que valoriza cada pessoa em seu modo de ser singular, promovendo seu autoconhecimento e sua autonomia para lidar com as dificuldades que atravessa, ampliando suas possibilidades de ser e de escolher sua vida. >Mais
Bruno Carrasco

Últimos posts por Bruno Carrasco (exibir todos)