Para que serve a terapia?


Para que serve a terapia?

A terapia é um momento que dedicamos a nós mesmos, para compreender mais profundamente nossos sentimentos, pensamentos e ações.

O terapeuta, com suas experiências e conhecimentos, busca ampliar nossa percepção, de modo a encontrar novas possibilidades de ser, colaborando para superar as dificuldades que enfrentamos e nos desenvolver.

Em nossa vida, convivemos com pessoas que possuem valores e pontos de vista distintos dos nossos, passamos por dificuldades no relacionamento com os outros e com nós mesmos. O simples fato de estar vivo já é uma condição para enfrentar problemas.

A terapia é um procedimento em favor de nosso bem-estar emocional, lidando com o que nos atormenta ou nos gera mal estar. Quando nos sentimos insatisfeitos com a vida que estamos levando, pode ser um bom momento para reavaliar o que estamos fazendo e melhorar a nós mesmos.

Deste modo, colabora para que cada pessoa se sinta bem consigo mesma, compreendendo e enfrentando as dificuldades que atravessa, promovendo sua autonomia para ser quem é ou como quiser ser. Para isso, incentiva a percepção de si, a autoaceitação e a expansão das possibilidades de ser e de se pronunciar no mundo.

O terapeuta faz uma leitura da pessoa atendida sem julgamentos, com respeito ao seu modo de ser e aceitação de sua história, suas dificuldades e seu momento presente, para compreender como cada pessoa é afetada por suas vivências. Todo diálogo terapêutico é sigiloso para que a pessoa atendida se sinta à vontade em expressar o que sente e quer.

O resultado da terapia é tornar-se uma pessoa autônoma, capaz de ser o que é, e de escolher o seu caminho.”
(Carl Rogers)

Bruno Carrasco

Bruno Carrasco

Psicoterapeuta que valoriza cada pessoa em seu modo de ser singular, promovendo seu autoconhecimento e sua autonomia para lidar com as dificuldades que atravessa, ampliando suas possibilidades de ser e de escolher sua vida. >Mais
Bruno Carrasco

Últimos posts por Bruno Carrasco (exibir todos)