Como ser autêntico?


Ser autêntico

Autenticidade é quando agimos de acordo com o que faz sentido para nós. Para sermos autênticos, precisamos inicialmente perceber a nós mesmos: o que nos move? O que nos faz sentir bem? Com o que nos identificamos?

Cada pessoa se constitui a partir de suas experiências de vida e do modo como reage a elas. Somos resultado de nossas vivências, das escolhas que fizemos, das pessoas que convivemos, dos lugares que frequentamos, dos livros que lemos, dos filmes que assistimos, das atividades que realizamos, etc.

Nossa autenticidade está justamente no que nos faz sentido. De todas as experiências que tivemos, quais delas nos identificamos e nos sentimos realizados? Quais se afinaram com nosso modo de ser e sentir? Quais percebemos que nos fizeram bem?

Nem sempre é fácil encontrar o que nos identifica, muitas vezes pode ser útil tentar perceber o que não nos identifica, para aos poucos nos aproximar do que realmente nos identifica.

Há pessoas que se escondem utilizando máscaras para sermos bem vistos e aceitos pelos outros. Porém para sermos autênticos é preciso não se preocupar tanto com o que os outros vão pensar de nós. Quando assumimos quem somos é comum ser alvo de críticas e julgamentos, e não há como agradar a todos.

Ser quem somos implica também em reconhecer nossas limitações e dificuldades, não para nos martirizar, mas para reconhecer nossa condição momentânea e ir além dela, reconhecendo nossos sentimentos e valores. Ser autêntico não é uma tarefa simples, demanda muita ousadia, coragem e disposição!

A pessoa autêntica é aquela que faz suas escolhas, tomando as decisões com base em seus próprios valores e sentimentos, e não utilizando como referência os valores externos. Conforme vamos fazendo escolhas alinhadas com nossos sentimentos e valores, passamos a nos sentir autônomos para escolher a nossa própria vida, e diante cada circunstância que surgir poderemos escolher novas maneiras de reagir.

Com o tempo passamos a nos sentir mais confiantes, criativos e dispostos para para ser quem somos.

Bruno Carrasco

Bruno Carrasco

Psicoterapeuta que valoriza cada pessoa em seu modo de ser singular, promovendo seu autoconhecimento e sua autonomia para lidar com as dificuldades que atravessa, ampliando suas possibilidades de ser e de escolher sua vida. >Mais
Bruno Carrasco

Últimos posts por Bruno Carrasco (exibir todos)