Desfrute o momento presente!


Como viver o momento presente?

Viver o momento presente sem se preocupar excessivamente com o futuro e não ficar remoendo o passado é saudável e satisfatório, pois aproveitamos as oportunidades que nos surgem, nos sentimos mais vivos e mais interessados pelo que acontece.

Para aproveitar o momento presente, perceba primeiramente que você já está no presente enquanto lê este texto, aprecie esse momento e perceba em sua volta o que está acontecendo, tente perceber como está se sentindo.

O passado já aconteceu e não há nada que possa ser feito para mudar o que aconteceu, o que podemos fazer é mudar o que vivemos agora ou a maneira como interpretamos o que nos passou. O futuro ainda não chegou e não há como controlar o que vai nos acontecer, podemos fazer escolhas mas elas não são garantias de as coisas serão como esperamos.

Permita-se ser como você é, não seja tão crítico consigo mesmo. Quando nos ocupamos de julgar o que estamos a fazer deixamos de viver o que nos está acontecendo, pois nos focamos no que estamos pensando sobre o que nos está acontecendo.

Todos somos humanos, passíveis de erros ou equívocos, nossos erros são experiências valiosas que geram aprendizado. Não se cobre por ser de uma maneira específica, você é bom sendo como é. Se algo não acontecer como esperava que fosse, aprenda com essa experiência.

Quando estiver conversando com alguém, tente prestar atenção no que a pessoa está dizendo, aproveite a conversa, cada troca é uma oportunidade que temos para aprender e nos desenvolver, perceba o quanto é interessante conhecer o que outra pessoa tem para lhe dizer.

Não se preocupe tanto com os julgamentos das pessoas, não há como agradar a todos, cada pessoa tira suas próprias opiniões sobre as outras baseadas em seus valores e modos de ser. Podemos ter diferentes modos de entender a vida, cada pessoa tem seu valor por ser como é.

Quando experimentamos momentos difíceis ou desagradáveis, não tente ignorar, fugir, evitar ou fingir que tudo está bem. Permita-se sentir as emoções, sejam elas boas ou ruins, tudo o que sentimos faz parte de nossa vida, experimentar as emoções que sentimos é viver o momento presente.

Se tiver com muitas atividades para fazer, tente se dedicar em uma delas por vez. Quando fazemos muitas coisas ao mesmo tempo, nem sempre nos dedicamos muito bem a cada uma delas, os pensamentos vão pulando de uma preocupação para a outra.

Perceba-se enquanto estiver fazendo algo e a maneira como você faz. Quando se sentir cansado ou estressado permita-se fazer uma pausa entre suas atividades, tirar um tempo para descansar e se equilibrar consigo mesmo, para que esteja disposto a continuar o que pretende fazer.

Procure escutar os sons de cada ambiente como de pássaros cantando, observe os detalhes por onde anda, a cor dos olhos das pessoas, o desenho dos galhos das árvores, o reflexo da luz do sol. Visite um parque que nunca foi e aprecie a paisagem, faça novas receitas, saboreie cada mordida, aprecie sua refeição lentamente.

A arte pode ser um bom meio para se sentir presente, quando puder escute uma música que gosta, faça um desenho, pintura, poesia, música, tricô, fotografia ou qualquer outro tipo de arte que te interessa. Escreva seus pensamentos e sentimentos, coloque para fora o que está sentindo.

Praticar alguma atividade física também pode colaborar para se sentir mais presente, correr, nadar, andar de bicicleta, fazer yôga, caminhar, etc. Busque o que te faz sentir bem e aproveite o momento presente!

Bruno Carrasco

Bruno Carrasco

Psicoterapeuta que valoriza cada pessoa em seu modo de ser singular, promovendo seu autoconhecimento e sua autonomia para lidar com as dificuldades que atravessa, ampliando suas possibilidades de ser e de escolher sua vida. >Mais
Bruno Carrasco

Últimos posts por Bruno Carrasco (exibir todos)